ARIVANE DE ARAUJO COSTA

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Conclusão do TCC

Neste trabalho os resultados detectados na experiência ainda sejam iniciais podemos enfatizar as interações mútuas estabelecidas e mantidas, mediante o uso do blog, permitindo que os alunos aprendam  a disciplina de ciências e biologia de forma colaborativa com professores,colegas,internautas, alunos de outro país.
Da mesma forma confiamos que esse projeto proporcionará aos alunos uma experiência nova na qual eles terão a oportunidade de participar de atividades variadas e de construir o conhecimento lingüístico saindo do contexto da sala de aula e encontrar o “outro” – outras culturas, outras práticas sociais, outras nacionalidades no ciberespaço.
O uso da ferramenta do blog em sala de aula pode apresentar mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, promover o intercâmbio de professores e estudantes, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico. Como os blogs costumam ter uma dicção bem cotidiana de escrever, o docente tem a fantástica oportunidade de explorar essa linguagem tão fascinante para o leitor, o que ajuda, junto com outras práticas pedagógicas , ao processo de construção do conhecimento.No blog http://ciencias-naturais-al.blogspot.com e o   http://cienciaesaudexxi.blogspot.com/ seu uso permitiu aos  alunos discutirem como o professor o conteúdo visto na aula , de maneira interativa, os alunos puderam comentar os posts, solicitar o material complementar da aula, além de informar-se de tema relacionados  com a ciências e biologia.
No blog http://ciencias-naturais-al.blogspot.com permite subsidiar diversas práticas educativas de professores, através da interatividade e da disponibilização dos materiais educacionais elaborados no CECITE (Centro de Ciências e Tecnologia da Educação) As produções disponibilizadas permitiram oferecer aos usuários a inserção de recursos áudio-visual, de interação, e de motivação ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ainda a visualização dos experimentos, dos modelos e dos conceitos de cada tema.
Por fim observamos que a Web 2.0 prima pela facilidade na divulgação e agilidade no armazenamento de textos, vídeos e arquivos, isto é, tem como principal objetivo fazer a Web um espaço social e franqueado a todos os utilizadores, um ambiente onde cada um escolhe e controla a informação de acordo com as suas necessidades e interesses. Neste contexto,                        acreditamos que os blogs http://ciencias-naturais-al.blogspot.com e o http://cienciaesaudexxi.blogspot.com/  tem colaborado para um avanço da prática docente do professor, estimulando uma adequada utilização das TICs no ensino da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário